segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Keirō-no-hi 敬老の日- Dia do Respeito ao Idoso no Japão

Keirou no hi, um dia especial dedicado à reverência aos idosos.

Não é mais comemorado na data fixa de 15 de setembro, porém, em alguns anos a data pode coincidir.
Até 2003, o Dia do Respeito ao Idoso, que assim passou a ser chamado em 1966 - antes denominado somente Toshiyori no Hi, ou Dia do Idoso, desde 1947 - era comemorado no dia 15 de setembro.

Através do Happy Monday System, lei que move uma série de feriados nacionais para uma segunda-feira, criando um período de 3 dias de fim de semana, a partir de 2004 esta data passou a ser comemorada na terceira segunda-feira de setembro.

Fiz uma homenagem aos idosos no ano passado, através desta Postagem. Vale ler alguns textos que postei lá, pois vou dar um repeteco, mudando alguns textos sobre a velhice.

"Da mesma forma que gosto de sentir um toque de maturidade num jovem, gosto do idoso que conserva algo do aroma da juventude.
Aquele que se esforça por misturar assim a juventude e a maturidade pode tornar-se velho pelo corpo, mas seu espírito permanecerá jovem."
(Cícero)

No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado no dia 1 de outubro.
No Japão, a data foi inicialmente instituída em 15 de setembro, como Toshiyori no Hi, ou seja, Dia do Idoso, em 1947. E foi em 1966 que a data tomou o nome de Dia de Respeito ao Idoso, ou Keirou no hi 敬老の日.
Com a remarcação dos feriados para as segundas-feiras, pelo sistema adaptativo no Japão, em 2004 a data passou a ser comemorada na terceira segunda-feira do mês de Setembro. Este ano, portanto, no dia 19 de setembro, feriado nacional.

O Japão já tem o hábito de homenagear todos a partir dos 60 anos, através do Kanreki, que significa que ela volta a ser criança. Baseado no horóscopo chinês, os 12 signos fazem a volta completa aos 60 anos e retorna ao mesmo signo em que nasceu.

Dando uma rápida explicação, o horóscopo chinês é composto de 12 animais. Esses 12 animais aparecem 5 vezes durante o ciclo de 60 anos, sob forma diferentes a cada vez.Cada animal é representada pelo ano de nascimento, cujos inícios e términos variam entre final de janeiro e início de fevereiro.

A finalidade da data é recordar e mostrar respeito às pessoas idosas, valorizando-as pela grande contribuição à sociedade, celebrar a longevidade e demonstrar profundo interesse seu pelo bem-estar.
Cerimônias são realizadas em todo o arquipélago, além dos costumeiros presentes, inclusive flores e comemorações em restaurantes.

A imagem do idoso tem sido associada à inutilidade e desprezada por muitos.
Esta imagem já está mudando, dado o grande número de idosos ativos, extremamente saudáveis.
É a era do envelhecimento saudável.

Estatística, por faixa etária, do número de idosos em 2010

É crescente a população idosa no Japão.
Uma das provas de respeito ao idoso, embora já exista em todas as idades no trânsito japonês, é o adesivo que motoristas com mais de 70 anos são obrigados a exibir em locais visíveis de seus veículos, na parte dianteira e traseira, identificando-os e exigindo atenção aos demais condutores.
O adesivo em formato de um grande pingo, em amarelo e alaranjado, identifica condutor com mais de 70 anos
O governo se preocupa com o bem-estar dos idosos, por isso oferece ampla assistência aos mesmos. Além dos serviços de assistência domiciliar, em centros e em estadias de curto prazo, existem outras várias entidades relacionadas.
Governos provinciais também mantém centros de serviços de apoio aos idosos, com assistências e atividades como recreação, exercícios físicos, brincadeiras, pinturas, origami, caligrafia, culinária, passeios, entre outras.
Muitas entidades particulares tem apoio e/ou parceria do governo.

O país com a maior longevidade do mundo e baixo índice de natalidade, busca soluções para manutenção da previdência social.
A previdência, que tem como uma de suas mantenedoras, o Government Pension Investiment Fund - GPIF - , o maior fundo de pensão do mundo, gerido pelo governo, fêz várias mudanças para evitar futuro colapso.
Reformas como idade mínima para aposentadoria aos 65 anos, elevação da taxa de contribuição para 20∞ da renda anual, que ocasionou em menos benefîcio ao aposentado, caindo de 59% para 50 a 55% e criação do Sistema de Seguro de Assistência, foram algumas providências tomadas em anos anteriores.

Texto de D.Helder Câmara


Agora que a velhice começa, preciso aprender com o vinho a melhorar envelhecendo e, sobretudo, a escapar do perigo terrível de, envelhecendo, virar vinagre.

É tão importante saber envelhecer! Saber descobrir o encanto de cada idade. Sem dúvida, há limitações que a velhice traz.

Mas feliz de quem envelhece como frutas que amadurecem sem travo... Feliz de quem envelhece por fora, conservando-se em compreensão para com tudo e para com todos, caminhando, sempre mais no amor de Deus e no amor do próximo...

Quem conserva acesa a sua chama, quem mantém entusiasmo pelo que faz, quem sente razões para viver pode ter o rosto cheio de rugas e a cabeça toda branca, ainda assim é jovem!

Quem não entende a vida e não descobre a razão para viver e não vibra, não se empolga, pode ter vinte anos, mas já envelheceu.

Qualquer que seja sua idade, guarde estes pensamentos: "O importante não é viver muito ou pouco, mas realizar na vida o plano para o qual Deus nos criou.

As rosas, a rigor, vivem um dia. Mas vivem plenamente porque realizam o destino de graça e de beleza que vêm trazer à Terra."

Se sentirem que os anos passam e a mocidade se vai, peça a Deus, para si e para os que se tornam menos jovens, a graça, de envelhecendo, não azedar, não virar vinagre.

Cada fase em nossa vida é única, e como tal deve ser vivida... O dom da vida que nos foi dado, deve sempre ser valorizado no momento atual, pois não sabemos até quando vai nossa missão nesse pequeno espaço que ocupamos...

Saber amadurecer pode ser uma arte, mas com certeza, arte maior é saber desfrutar com todo sabor o doce de se tornar um pouco mais maduro a cada dia...


Através destas flores, os meus respeitos a todos os idosos!

Acompanhe as novidades sobre o Japão, curtindo a >>> fanpage.
Alguns eventos no Canal >>> YouTube.
Siga-nos também no Instagram e no Twitter.

2 comentários:

Celina Dutra disse...

Leh,

Muito respeito comigo, sou uma idosa! Ainda não me acostumei com essa idéia. rsrs Obrigada pelo post e pelas flores!

Muitos girassóis pra vc!
Beijos

Kongming disse...

Post muito interessante, na minha opinião, no Oriente o respeito pelos idosos é maior do que no ocidente.


cumps